Mundo

Nove mortos na noite passada no Irão, protestos já causaram mais de 20 vítimas mortais

Pelo menos mais nove pessoas morreram em confrontos entre manifestantes e forças de segurança do Irão, noticiou hoje a televisão estatal iraniana. As manifestações estão cada vez mais violentas, vários bancos e edifícios governamentais foram atacados. De acordo com a televisão estatal iraniana, nove pessoas morreram nas últimas horas. O balanço total de vítimas mortais dos protestos é de pelo menos 20, número noticiado pela estação estatal, mas a britânica BBC aponta para a existência de 22 vítimas mortais.

De acordo com a agência France Presse, os protestos que entram hoje no sexto dia causaram no total 21 mortos, incluindo 16 manifestantes.

A televisão estatal iraniana acrescentou que um rapaz de 11 anos e um homem de 20 foram mortos na cidade de Khomeinishahr, enquanto um membro dos Guardas da Revolução morreu na cidade de Najafabad.


Aquelas cidades situam-se na província de Isfahan, no centro do país, a cerca de 350 quilómetros a sul de Teerão.


Os protestos começaram na quinta-feira passada na cidade de Mashhad, inicialmente contra a subida dos preços dos alimentos e a corrupção.


As manifestações alastraram entretanto a várias cidades do país, com palavras de ordem contra o Governo e o líder supremo, ayatolah Ali Khamenei.

Com Lusa