A engenheira aeroespacial e astronauta da NASA (National Aeronautics and Space Administration) desde 2011, de 47 anos, deveria ir para a estação em junho numa nave russa Soyouz para participar na expedição 56/57, depois de ter sido selecionada em janeiro de 2017.
Epps iria ficar 143 dias no espaço, o que teria sido a mais longa estada numa estação orbital para um astronauta negro, pois já houve seis a passar pela ISS, indicou a agência espacial, num comunicado.
A astronauta vai ser substituída pela colega Serena Aunon-Chancellor, que deveria inicialmente juntar-se à estação em novembro para fazer parte da expedição 58/59.Jeanette Epps irá reintegrar o Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, e será "tomada em consideração para futuras missões", segundo a NASA, que não adiantou mais explicações.
Muitos fatores são tidos em conta para selecionar os astronautas para as missões e alguns são de ordem pessoal, que não são divulgados.
Não é a primeira vez que a NASA substitui astronautas em missões, na maioria das vezes por razões de saúde, mas, segundo os especialistas, é muito raro que o faça a menos de seis meses de um lançamento para a ISS.
Lusa