Mundo

"Sou um génio estável", afirma Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos afirma que é "um génio estável" e diz que come alimentos de boa qualidade. Em entrevista a um canal britânico esta noite, Donald Trump assumiu que, por vezes, escreve tweets mal acorda, ainda na cama.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aguarda o momento em que irá discursar no Fórum Económico Mundial, em Davos. Foi assobiado no final, após ter feito mais um ataque contra a imprensa.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aguarda o momento em que irá discursar no Fórum Económico Mundial, em Davos. Foi assobiado no final, após ter feito mais um ataque contra a imprensa.
Carlos Barria / Reuters

Questionado pelo canal de televisão britânico ITV sobre a sua saúde e as suspeitas sobre as suas faculdades mentais e físicas, Trump respondeu: "Sou um génio estável".

E no que diz respeito a hambúrgueres e Coca-Cola, questiona o jornalista.

"Como alimentos de boa qualidade, alguns [confecionados] pelos melhores cozinheiros do mundo, como comida saudável, também como isso nalgumas ocasiões... até acho que como bastante bem", assegurou.

"Algumas vezes na cama"

Questionado pelo jornalista sobre em que altura do dia publicava no Twitter, Trump assumiu: "Bom, por vezes na cama, outras ao pequeno-almoço ou almoço ou o que seja, mas em geral, pela manhã, ou à noite porque estou muito ocupado durante o dia".

União Europeia trata EUA de forma "injusta" nas relações comerciais

Trump afirmou que a União Europeia trata o seu país de uma forma "muito injusta" nas relações comerciais, ameaçando com represálias.

O Presidente norte-americano salientou a dificuldade que os Estados Unidos têm para escoar seus produtos na União Europeia, enquanto os países europeus conseguem exportar para os Estados Unidos "sem impostos" ou com "muito poucos impostos".

"É uma situação muito injusta. Eu já tive problemas com a União Europeia e pode transformar-se em algo muito sério do ponto de vista comercial", disse.

Donald Trump tem acusado os países estrangeiros de práticas comerciais desleais, incluindo a China, o maior parceiro comercial dos Estados Unidos.

Teria negociado Brexit com pulso mais firme que May

Questionado sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, Trump garantiu que teria sido "mais firme" do que a primeira-ministra britânica

Theresa May nas negociações com Bruxelas.
"Não, eu não teria negociado assim. Eu teria dito que a União Europeia não é tão boa como deveria ser. Eu teria tomado uma posição mais firme na retirada", salientou.