Mundo

Pyongyang cancela iniciativa cultural com Seul

Pyongyang cancelou uma iniciativa cultural conjunta prevista com Seul, na sequência das reuniões históricas entre as Coreias do Norte e do Sul este mês, e responsabilizou a comunicação social sul-coreana de publicar informação "parcial" sobre o país.

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte.
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte.
KCNA KCNA

A decisão de suspender o evento, acordado no âmbito da participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, no Sul, foi dada a conhecer segunda-feira às autoridades de Seul, confirmou à agência Efe um porta-voz do Ministério sul-coreano para a Unificação.

No fax, a Coreia do Norte fez saber que cancelou a participação no evento cultural conjunto de 4 de fevereiro no monte Kumgang, neste país, acusando a comunicação social da Coreia do Sul de informar de forma "parcial" sobre a gala e sobre um "evento interno" do regime, numa alusão ao desfile militar que Pyongyang está a preparar para quatro dias depois.

A comunicação social sul-coreana está há semanas a analisar as imagens de satélite que mostram os ensaios para um grande desfile militar previsto para o mesmo dia da abertura das Olimpíadas, na qual as duas Coreias vão desfilar juntas.

Dançarinos da Coreia do Sul no Carnaval de Veneza.
Manuel Silvestri

Responsáveis mais conservadores de Seul criticaram o desfile militar, por considerarem ser uma provocação, depois de a Coreia do Sul ter convidado Pyongyang a participar nos Jogos Olímpicos.

Por outro lado, vários órgãos de comunicação social destacaram na segunda-feira uma aparente falta de recursos energéticos do regime de Kim Jong-un, afetado por sanções, o que complicaria a iniciativa conjunta no monte Kumgang. O ministro sul-coreano para a Unificação, num comunicado após ser conhecida a decisão do Norte disse:

"É lamentável que um evento acordado por ambas partes não se realize devido à decisão unilateral da Coreia do Norte"

Para o governante, o que ficou acordado deve ser "implementado num espírito de respeito mútuo e entendimento", dado que as duas Coreias deram "um difícil primeiro passo" para melhorar as relações bilaterais.

A gala Kumgang, assim como outros eventos, foram acordados juntamente com a participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam a 9 de fevereiro, numas conversações históricas no início do mês entre os dois países que estão tecnicamente em guerra desde os anos 50.

Lusa