Segundo relatos das autoridades locais, dezenas de especialistas estão a tentar desativar o engenho explosivo, o que levou à retirada forçada de mais de quatro mil pessoas no distrito comercial e financeiro de Wanchai, um dos mais movimentados da cidade.
No espaço de quatro dias é a segunda bomba dos tempos da Segunda Guerra Mundial que é encontrada naquela área urbana, onde decorrem escavações no subsolo.
Uma primeira bomba de 450 quilos, dos tempos da Segunda Guerra Mundial, provocou na quarta-feira o encerramento de várias ruas importantes e a suspensão de serviço de balsas no bairro. O especialista em desativação de engenhos explosivos, Alick McWhirte, disse ao jornal South China Morning Post:
"A bomba está numa situação perigosa. O mecanismo do fusível está gravemente danificado e a sua posição impede que a nossa equipa trabalhe de uma maneira eficiente"
Segundo as autoridades locais, ambos os engenhos explosivos foram lançados pela aviação militar americana durante a Segunda Guerra Mundial, ficando "incrustados no solo" sem explodir até agora.
Lusa

