A revista Nature publicou recentemente um estudo realizado com animais, que mostra a dificuldade que os tumores mamários sentem com a falta de asparagina.
Asparagina é um dos vinte aminoácidos mais comuns no planeta Terra. Está presente nos espargos, frutos do mar, aves e outros alimentos.
No futuro os cientistas pretendem aproveitar os "alimentos preferidos" do cancro, para melhorar o seu tratamento.
O estudo realizado no Cancer Research UK Cambridge Institute usou a espécie de roedores camundongo como cobaia. O mais normal seria o animal morrer em poucas semanas, depois do cancro se espalhar, mas isso não aconteceu. Quando os camundongos foram submetidos a uma dieta de baixa asparagina ou medicamentos que bloqueiam este aminoácido, o tumor teve dificuldades em espalhar-se.
"Foi uma grande mudança, os tumores foram muito difíceis de encontrar", revelou o professor Greg Hannon à BBC.
"No futuro, alterando a dieta de um paciente ou usando medicamentos que mudam a maneira como as células cancerígenas têm acesso aos nutrientes, esperamos melhorar os resultados dos tratamentos", disse Hannon.
Ainda assim os cientistas pedem para que não seja lançado um alerta sobre a asparagina, uma vez que é difícil de evitar por estar presente em grande parte dos alimentos.
E o mais importante, é preciso confirmar os testes em humanos.
Ou seja, não vá a correr para a cozinha e deite fora todos os produtos com asparagina. Como os cientistas também recomendam, tenha uma alimentação saudável e esteja atento a possíveis sintomas.