Mundo

Tesla descapotável de Elon Musk pode cair na Terra daqui a milhões de anos

SpaceX

Neste momento o Tesla Roadster do dono da SpaceX está na órbita do Sol. Mas esse passeio pode acabar bruscamente e o carro vermelho descapotável "conduzido" pelo boneco Starman vai muito provavelmente cair na Terra.

"O Tesla vai muito provavelmente colidir com a Terra em poucas dezenas de milhões de anos", calcula Hanno Rein da Universidade de Toronto.

A previsão de Rein e da sua equipa é sustentada pelos cálculos de um simulador, ao avançar uns milhões de anos para ver que caminho percorrerá o carro.

Atualmente está numa órbita que interseta os caminhos da Terra e Marte, pelo que o carro vai ser muitas vezes "empurrado" quando se aproximar de cada um destes planetas, explica o National Geographic.

O próximo "encontro imediato" com a Terra vai ser em 2091, a uma distância semelhante à da Lua. Será visível através de um telescópio suficientemente potente.

"No início, vai aproximar-se várias vezes da Terra. Depois aproximar-se-á de Vénus e de Marte. E, em cada uma destas aproximações, vai sempre desviar-se um pouco da sua órbita", explica Rein.

Probabilidades de colisão com a Terra ou outro planeta

Segundo os cálculos da equipa de Rein, há 6% de probabilidade de o Tesla chocar com a Terra e 2,5% de probabilidade de chocar com Vénus. Uma colisão com Marte não está prevista nas simulações desta equipa.

Com o avançar dos (milhões) de anos, e de cada vez que o carro passar mais perto de cada um destes dois planetas, as probabilidade de choque aumentam: 11% de hipótese de colidir com a Terra daqui a 3 milhões de anos.

Onde está o Tesla Roadster agora?

Depois de o Tesla Roadster ter sido lançado para o espaço a 6 de fevereiro e de terem sido enviadas para a Terra as imagens do carro no espaço, deixou de ser possível ver imagens reais a partir da câmara a bordo.

Mas há um site que tem a localização precisa a cada instante que o carro se move pelo sistema solar.

Um Objeto do Sistema Solar

O carro já está catalogado na lista de "Objetos do Sistema Solar" da NASA, constantemente atualizada pelo laboratório Jet Propulsion Lab.

  • Missão a Marte: foguetão mais potente do mundo partiu com carro Tesla acoplado
    2:14

    Mundo

    O foguetão gigante Falcon Heavy, com o qual a empresa privada SpaceX espera realizar missões para Marte descolou esta terça-feira do Cabo Canaveral na Flórida, nos Estados Unidos, para uma viagem de teste com um carro a bordo.O Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, descolou às 15:45 locais (20:45 em Portugal) da plataforma LC-39A, a mesma plataforma a partir da qual descolaram os foguetões das missões Apollo com destino à lua (1961-1972).