A Agência Nacional para a Mitigação de Desastres informou que não foram registadas vítimas desta erupção registada esta manhã, noticiou a AP.
O vulcão, um dos que três que na Indonésia frequentemente regista erupções, esteve adormecido durante quatro séculos, mas entrou em atividade em 2010, provocando a morte a duas pessoas.
Quatro anos depois, morreram 16 pessoas e outras sete numa erupção registada em 2016.
O porta-voz daquela agência, Sutopo Purwo Nugroho, indicou que as nuvens de cinzas viajaram até 4.900 metros para sul.O centro regional de vulcanologia em Darwin, na Austrália, emitiu um "aviso vermelho" para as companhias aéreas.
Cerca de 30 mil pessoas foram forçadas a deixar as casas ao redor da montanha nos últimos dias devido à atividade do vulcão Sinabung.
A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, albergando mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 são qualificados como perigosos, incluindo o Sinabung.
Lusa

