Mundo

Há uma bactéria nos hospitais que resiste a ser morta com álcool

Uma espécie bacteriana responsável por infeções hospitalares revelou ser resistente às soluções hidroalcoólicas utilizadas nos hospitais precisamente para a combater.

Há uma bactéria nos hospitais que resiste a ser morta com álcool
Bobby Yip / Reuters

Há já quase 20 anos que as autoridades de saúde recomendam a utilização destas soluções hidroalcoólicas para impedir o desenvolvimento de bactérias nos hospitais. Desinfetar assim as mãos em vez de as lavar com água e sabão seria muito mais eficaz, acreditava-se.

Mas um estudo vem agora alertar para o facto destes micróbios terem evoluido e desenvolvido resistência ao "assassino". A bactéria Enterococcus faecium é disso exemplo.

Investigadores da Universidade de Melbourne, Austrália, analisaram 139 amostras da bactéria recolhidas entre 1997 e 2015 em meio hospitalar. Enquanto as dos primeiros anos sucumbiam ao álcool, as mais recentes eram 10 vez mais resistentes ao álcool. Isto significa que o genoma das bactérias se foi alterando e adaptando para resistir ao inimigo.

Os enterococcus vivem nos intestinos da maior parte dos animais terrestres e foram evoluindo ao longo dos tempos, desenvolvendo resistências naturais à falta de água, fome, desinfetantes e muitos antibióticos.