Mundo

SPD anuncia hoje resultado da votação do acordo de coligação com CDU de Merkel

O Partido Social-Democrata alemão (SPD) anuncia hoje o resultado da votação dos militantes do acordo com a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), decisivo para a formação de um governo de coligação na Alemanha.

SPD anuncia hoje resultado da votação do acordo de coligação com CDU de Merkel
FELIPE TRUEBA/ EPA

Os 463.723 militantes sociais-democratas foram convocados para esta votação, vinculativa, que decorreu por correspondência entre 20 de fevereiro e 2 de março.O escrutínio foi feito ao longo do dia de sábado por 120 voluntários e os resultados devem ser anunciados a partir das 09:00 locais (08:00 em Lisboa) de hoje.

A direção do SPD defende o pacto, mas as bases estão divididas, porque muitos atribuem às anteriores coligações com a CDU a perda da matriz de esquerda do partido.

O líder da Juventude do SPD, Kevin Kühnert, lidera a contestação, defendendo uma viragem à esquerda, ao estilo dos trabalhistas britânicos, para relançar o SPD, que nas legislativas de setembro obteve a sua pior votação do pós-guerra (20,5%).

Se o acordo for aprovado pelos militantes, a câmara baixa do parlamento, Bundestag, deve aprovar o novo governo a 14 de março, quase seis meses depois das eleições de 24 de setembro.

Se o acordo for rejeitado, as opções são duas: ou a chanceler alemã, Angela Merkel, forma um governo de minoria, o que tem afastado, ou a Alemanha realiza novas eleições.

Lusa