Mundo

Trump saúda "possíveis progressos" na Coreia do Norte

Estados Unidos saudou hoje "possíveis progressos" na Coreia do Norte, mas admitiu que podem ser "falsas esperanças", depois de a Coreia do Sul anunciar que Pyongyang concordou em suspender os ensaios nucleares durante as negociações.

Trump saúda "possíveis progressos" na Coreia do Norte
John Bazemore

Donald Trump considerou no entanto que todas as partes estão a fazer "um esforço sério".

"Possíveis progressos nas conversações com a Coreia do Norte. Pela primeira vez em muitos anos, um esforço sério está a ser feito por todas as partes. O mundo observa e espera! Pode ser uma falsa esperança, mas os EUA estão dispostos a avançar em qualquer das direções", escreveu o presidente norte-americano na sua conta oficial no Twitter.

A reação foi divulgada depois de a Coreia do Sul anunciar que Pyongyang aceitou suspender os ensaios nucleares e balísticos se houver conversações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear.

Seul também anunciou uma cimeira entre as duas Coreias para o final de abril. Na sequência da reaproximação iniciada com os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, o conselheiro para a segurança da presidência sul-coreana, Chung Eui-yong, reuniu-se na segunda-feira com o líder norte-coreano, Kim Jong-Un.

Nessa reunião, a Coreia do Norte manifestou "vontade de desnuclearizar a península coreana e disse claramente que não existe nenhuma razão para ter armas nucleares se as ameaças militares contra o Norte desaparecerem e se a segurança do seu regime estiver garantida", relatou Chung depois de regressar a Seul.

Lusa