Mundo

Juno deteta formas geométricas de ciclones em Júpiter

Richard Vogel

A sonda Juno da NASA detetou formas geométricas de ciclones em Júpiter. No polo Norte, há uma constelação com nova ciclones, e no polo sul seis. A novidade é também a profundidade da atmosfera e a força do vento, que pode atingir os 220 quilómetros por hora.

Juno foi lançada em 2011 e, desde 2016, está em órbita com Júpiter. A sonda é apenas a segunda nave espacial que circunda o planeta.

  • Sonda Juno sobrevoou zona vermelha de Júpiter

    Mundo

    A sonda norte-americana Juno sobrevoou diretamente a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, um gigantesco turbilhão com 16 mil quilómetros de diâmetro que intriga os astrónomos há mais de três séculos, confirmou esta terça-feira a NASA.

  • Júpiter é "genuinamente complicado"

    Mundo

    O coordenador científico do programa da NASA que está a levar a primeira sonda espacial, a Juno, abaixo das nuvens de Júpiter Jared Espley confessou esta quinta-feira que aquele planeta é "genuinamente complicado".

  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia