Mundo

Uma em cada 10 pessoas com vestígios de drogas duras nos dedos

Cerca de uma em cada dez pessoas, que nunca usou drogas, terá vestígios de substâncias ilegais, como heroína ou cocaína, nas pontas dos dedos. Este é o resultado de um estudo de uma equipa de cientistas forenses, que analisaram consumidores e não consumidores.

Uma em cada 10 pessoas com vestígios de drogas duras nos dedos
Kevin Lamarque

Os investigadores britânicos encontraram substâncias ilegais em 13% dos voluntários, que declararam não ter usado droga. As drogas de classe A são aquelas consideradas mais perigosas, como a heroína, cocaína, ácidos ou ecstasy.

Os cientistas acreditam que os participantes do estudo foram "contaminados" através de notas, mesas ou outras superfícies.

"Ficámos bastante surpreendidos. Pensamos que poderia haver cocaína a 'passear' pelo ambiente, mas não esperávamos encontrar estas drogas nas pontas dos dedos", disse uma das cientistas, Melanie Baily, citada pelo The Guardian.

"As pessoas que participaram no estudo andam na faculdade, logo é possível que conheçam outros que tomam as substâncias ou que tenham estado num ambiente em que as drogas foram tomadas", acrescentou durante uma conferência sobre a análise forense.

Segundo o jornal britânico, a equipa de Surrey recrutou consumidores e não consumidores de drogas ilegais. Foram analisadas 50 pessoas de uma universidade, que declararam não ter tomado drogas, e outras 15, que testemunharam ter usado cocaína ou heroína nas últimas 15 horas.

O objetivo do estudo é desenvolver um teste, à base das impressões digitais, que detete drogas de classe A. O teste em desenvolvimento parte do facto que as pessoas "inocentes" têm apenas vestígios de drogas ilegais nas pontas dos dedos. Por sua vez, os consumidores segregam a droga que pode chegar ao suor.