Mundo

Pequim aplaude encontro e saúda coragem dos líderes coreanos

A República Popular da China aplaude o encontro entre o líder da Coreia do Norte e o presidente da Coreia do Sul saudando a "coragem" e considerando a cimeira "um momento histórico".

Pequim aplaude encontro e saúda coragem dos líderes coreanos
Jason Lee

"A China aplaude a etapa histórica alcançada pelos dois dirigentes, admiramos a coragem e esperamos que as resoluções políticas venham a atingir frutos positivos", declarou Hua Chunying, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim.

As autoridades sul-coreanas afirmaram que os líderes coreanos tiveram conversas "sinceras e francas" sobre a desnuclearização e que estão a trabalhar na redação do comunicado conjunto.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, "tiveram um diálogo sincero e franco sobre a desnuclearização e o estabelecimento de uma paz permanente na península coreana, assim como sobre o desenvolvimento das relações intercoreanas", afirmou hoje, o porta-voz da presidência da Coreia do Sul, Yoon Young-chan, aos jornalistas.

Os dois líderes devem encontrar-se de novo ainda hoje para novas reuniões, disse o porta-voz. Yoon Young-chan declarou ainda que está a ser preparado um comunicado em conjunto a ser emitido depois das reuniões.

Lusa