Mundo

Descobertos destroços de navios do século XIX durante buscas pelo avião MH370 

As buscas pelo avião MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde 2014, levaram à descoberta de destroços de navios do século XIX. As embarcações foram descobertas a pouco mais de 2.300 quilómetros a oeste da Austrália.

Descobertos destroços de navios do século XIX durante buscas pelo avião MH370 
WESTERN AUSTRALIAN MUSEUM / HANDOUT

A BBC conta que os destroços foram encontrados em 2015 e que devem pertencer a uma frota britânica.

Ross Anderson, curador do Western Australian Museum, diz que é provável que os destroços pertençam a um de três navios: o West Ridge, desaparecido em 1883; o Kooringa, desaparecido em 1894; e o Lake Ontario, desaparecido em 1897. Anderson acredita que há muitas probabilidades de tratar-se do primeiro - West Ridge - que fazia a travessia de Inglaterra até à Índia com 28 pessoas a bordo.

"As provas apontam que o navio tenha afundado como resultado de um acontecimento catastrófico, como uma explosão, comum no transporte de cargas de carvão", explica.

Foi ainda descoberto um segundo navio, a cerca de 35 quilómetros de distância do primeiro. De acordo com Anderson, pode ser o navio W. Gordon, que desapareceu durante uma viagem da Escócia para a Austrália, em 1877, ou o navio Magdala, desaparecido em 1882 na rota do País de Gales para a Indonésia.

AUSTRALIAN TRANSPORT SAFETY BUREAU HANDOUT

As buscas pelo avião da Malaysia Airlines que transportava 238 pessoas numa viagem entre Kuala Lampur e Pequim, foram suspensas em 2016 por falta de resultados.

No entanto, no início de 2018 uma empresa dos Estados Unidos da América deu início a uma investigação que, até ao momento também não apresentou resultados.