"A situação (...) após os Estados Unidos anunciarem a retirada do acordo nuclear com o Irão foi abordada durante o debate", declarou Dmitri Peskov, citado pelas agências noticiosas russas, precisando que os participantes na reunião expressaram a sua "profunda inquietação" e "sublinharam novamente a importância deste documento".
A reunião do Conselho de Segurança da Rússia aconteceu algumas horas após o encontro entre Vladimir Putin e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Os dois líderes assistiram hoje juntos a uma parada militar nas ruas de Moscovo, para celebrar os 73 anos da vitória sobre a Alemanha nazi.
Na reunião, na qual foi também abordado o ataque aéreo israelita de terça-feira sobre a Síria, participaram o primeiro-ministro Dmitri Medvedev, os ministros da Defesa, Serguei Choigu, e dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, bem como o chefe dos serviços especiais (FSB) Alexandre Bortnikov.
O ataque noturno atribuído a Israel, perto de Damasco, matou 15 combatentes estrangeiros pró-regime, entre os quais 8 iranianos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A diplomacia russa já se tinha mostrado "profundamente desapontada" com a decisão do Presidente norte-americano na terça-feira denunciando "uma violação grosseira do direito internacional".
Israel, por outro lado, opõe-se ao acordo nuclear com o Irão.
Lusa