Mundo

Estudo revela que fumar também afeta os músculos das pernas

Fumar não é só prejudicial aos pulmões. Um novo estudo descobriu que componentes presentes no fumo dos cigarros podem danificar os músculos das pernas. A investigação, publicada no The Journal of Physiology, concluiu que fumar diminui o número de vasos sanguíneos que transportam oxigénio e nutrientes para os músculos.

Estudo revela que fumar também afeta os músculos das pernas
Suzanne Plunkett

Até agora acreditava-se que a fraqueza muscular nos fumadores ocorria devido à limitação da atividade física decorrente da inflamação dos pulmões. Contudo, o que este novo estudo demonstra é que esta fraqueza está diretamente relacionada com a redução de oxigénio e nutrientes que os músculos nas pernas recebem.

A investigação, conduzida por três universidades, expôs ratos ao fumo de tabaco durante oito semanas. Apesar das conclusões, não foi possível identificar qual dos químicos provoca esta condição.

Ellen Breen, investigadora, explica que é "vital mostramos às pessoas que o consumo de tabaco tem consequências nocivas para o corpo". No caso da fraqueza muscular, as alterações que provoca no metabolismo são um fator de risco para o aparecimento de várias doenças crónicas, incluindo a doença pulmonar obstrutiva crónica e diabetes.

Os cigarros contêm cerca de quatro mil químicos, muitos dos quais são agentes cancerígenos. No futuro, os investigadores esperam estudar melhor este fenómeno para perceberam como acontece.