Mundo

Irão alerta Kim Jong-Un que Trump pode anular o acordo

Reuters

O porta-voz do governo iraniano, Mohammad Bagher Nobakht, alertou hoje o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que o presidente Donald Trump pode anular qualquer acordo nuclear com Pyongyang.

"Estamos face a um homem que revoga a sua assinatura", disse Nobakht citado pela agência oficial Fars.

As declarações do porta-voz são as primeiras da parte do Irão depois de Trump e Kim terem terminado em Singapura a sua histórica cimeira sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

O Presidente dos Estados Unidos disse hoje numa conferência de imprensa no final da cimeira estar preparado para iniciar uma nova etapa nas relações com a Coreia do Norte e que o país asiático se comprometeu com a desnuclearização completa do seu arsenal.

Em maio, Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do acordo concluído em 2015 entre o Irão e o Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha)

Tanto os países europeus como a Rússia e a China criticaram a decisão norte-americana e manifestaram empenho em manter o acordo.

O acordo nuclear permitiu o levantamento gradual das sanções económicas e financeiras internacionais ao Irão em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.

Com Lusa

  • Drone norte-americano abatido no Irão
    1:22
  • Brincar ao ar livre como remédio natural
    0:21