Mundo

Possível visita de Trump à Escócia vai exigir mais de 5 mil polícias

A polícia escocesa anunciou esta quinta-feira que mais de 5.000 agentes terão que ser mobilizados caso o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se desloque à Escócia durante a sua visita ao Reino Unido dia 13 de julho.

Possível visita de Trump à Escócia vai exigir mais de 5 mil polícias
Jonathan Ernst

O responsável da polícia escocesa, Iain Livingstone, estimou que o dispositivo a organizar custaria cerca cinco milhões de libras (5,6 milhões de euros).

A visita de Trump ao Reino Undo será a sua primeira depois da cimeira da NATO, a realizar em Bruxelas nos dias 11 e 12 de julho.

Os Governos dos dois países confirmaram a reunião entre Trump e a primeira-ministra britânica, Theresa May, embora não tenham sido disponibilizados mais detalhes.

Acredita-se que Trump, proprietário de um complexo hoteleiro de golf na Escócia, poderá aproveitar a sua estadia no Reino Unido para se deslocar à região.

Livingston afirmou que já está a decorrer a organização da possível visita, e que vários agentes tiveram dias de férias cancelados e turnos de trabalho alterados.

"Tenho de sublinhar que não temos a confirmação final de que o Presidente dos Estados Unidos se vai deslocar à Escócia para tratar de compromissos específicos", explicou Livingstone, assegurando que, no caso dessa eventualidade, é seu dever preparar os planos de contingência necessários.

Segundo Livingstone, mesmo que Trump não visite a região, as autoridades escocesas têm de estar preparadas para as manifestações e protestos já convocados por organizações cívicas em diferentes cidades.

Em Glasgow foi organizado um protesto dia 13 de julho, e um dia depois mais duas manifestações foram convocadas em Edimburgo.

Lusa