Mundo

"Se não fosse eu, estaríamos agora em guerra com a Coreia do Norte", diz Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que as conversações sobre desnuclearização com a Coreia do Norte estão "a correr bem" e que a ele se deve o facto de não haver guerra. Numa mensagem no Twitter, Trump criticou os democratas e os media falsos que questionaram o progresso das negociações.

O presidente norte-americano Donald Trump cumprimenta o líder norte-coreano Kim Jong-un durante a cimeira em Sentosa, Singapura.
O presidente norte-americano Donald Trump cumprimenta o líder norte-coreano Kim Jong-un durante a cimeira em Sentosa, Singapura.
Jonathan Ernst

"Muitas boas conversas com a Coreia do Norte - está a correr bem! Enquanto isso, não há lançamento de rockets nem testes nucleares há oito meses. Toda a Ásia está entusiasmada. Só o Partido da Oposição, que inclui as Notícias Falsas, se queixa. Se não fosse eu, estaríamos agora em guerra com a Coreia do Norte", escreveu Trump no Twitter.

Trump reuniu-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a 12 de junho em Singapura.
Desde então, não foi anunciado um calendário nem as modalidades do desmantelamento do arsenal nuclear norte-coreano.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai a Pyongyang entre 5 e 7 de julho para consultas.

Nos últimos dias, vários 'media' norte-americanos noticiaram que os serviços de informações dos Estados Unidos tinham informações segundo as quais a Coreia do Norte está a tentar esconder parte do seu arsenal nuclear.

A Casa Branca recusou na segunda-feira confirmar ou desmentir essas informações.