As crianças, embrulhadas em mantas aquecidas, apresentam-se à vez, juntando as mãos numa saudação tradicional, dizendo os seus nomes e que se encontram saudáveis.O vídeo, que tem uma duração de um minuto, foi gravado na terça-feira e foi publicado na conta da rede social Facebook da marinha tailandesa.
Os elementos do grupo, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, desapareceram depois de irem explorar a gruta de Tham Luang Nang Non, no norte de Chiang Rai, depois de um jogo de futebol a 23 de junho.
As chuvas fortes que se fizeram sentir nesse dia inundaram parcialmente a gruta. A equipa de futebol foi encontrada por mergulhadores numa operação de resgate no final da noite de segunda-feira, durante uma busca desesperada que atraiu a ajuda de especialistas de todo o mundo.
O comandante da equipa de resgate, o contra-almirante Arpakorn Yookongkaew, disse que não havia pressa em trazer o grupo para fora da gruta, já que eles estão seguros onde estão. Um dos cenários de extração obrigaria as crianças e o treinador a mergulhar na gruta parcialmente inundada, o que, segundo especialistas em operações de resgate, pode ser extremamente perigoso.
Embora os esforços para bombear a água da gruta persistam, as autoridades tailandesas informaram que as chuvas fortes previstas para este fim de semana podem forçá-los a decidir que o grupo terá que nadar e mergulhar, seguindo a mesma rota complicada pela qual a equipa de resgate entrou.
Com Lusa