
Última atualização às 13:04
A confirmação dos salvamentos é dada no Facebook pela Marinha tailandesa:
12 javalis e treinador fora da caverna.
(...)
Hooyah
A notícia da quarta pessoa retirada foi dada instantes antes, às 12:46 (hora de Lisboa) pela agência Reuters.
Cerca de duas horas e meia antes, às 10:12 de Lisboa, a Reuters avançou, citando testemunhas, que tinha sido retirada mais uma nona pessoa da gruta, transportada de maca. Também a CNN e o Guardian confirmavam a informação. Dez minutos depois, a mesma agência publicava mais uma atualização: "avistada décima pessoa a sair da gruta, de maca". E às 11:13 reportava o terceiro salvamento.
Sem confirmação oficial, eram vários os meios de comunicação social internacionais que avalizam os resgates, referindo fontes ligadas à operação de resgate.
Estão assim resgatados os 12 jovens e o treinador encurralados há mais de duas semanas: cinco hoje, quatro ontem e outros quatro no domingo.
Por sair estarão ainda um médico e três elementos dos Navy Seals que acompanhavam o grupo que estava preso na gruta há 18 dias.
"Todos os cinco vão ser trazidos hoje"
A operação de resgate desta terça-feoicomeçou seis horas antes da primeira saída. Eram 10:08 locais (4:08 hora de Lisboa) quando arrancou, segundo o chefe da missão, Narongsak Osottanakorn. "Todos os cinco vão ser trazidos hoje ao mesmo tempo", disse, numa conferência de imprensa.
Além dos últimos "Javalis" (nome da equipa de futebol de que fazem parte) e o do treinador, na gruta estão também um médico e três elementos da Marinha tailandesa, que também sairão hoje. A operação envolve 19 mergulhadores.

Para Narongsak, a missão de hoje era "mais desafiante" por incluir mais pessoas a resgatar, mas ainda assim esperava que decorresse tão rápido quanto ontem.
Entretanto, as chuvas fortes voltaram à zona de Mae Sai, cenário que as autoridades tailandesas receavam, colocando mais pressão ainda na missão dos mergulhadores.

Sinais de hipotermia
Os médicos suspeitam que dois dos rapazes resgatados ontem tenham infeções pulmonares e os apresentavam sinais de hipotermia. O Governo diz que os menores estão bem do ponto de vista psicológico e a recuperar.
"Os rapazes são futebolistas, são fortes e têm um sistema imunitário forte", disse o secretário de Estado da Saúde tailandês, Jesada Chokdamrongsuk.
As famílias apenas poderão visitar as crianças dentro de dois dias, se os exames não tiverem detetado quaisquer infeções.
Quanto aos primeiros quatro rapazes salvos no domingo, continuam internados e já puderam ser vistos pelos familiares, sem contacto direto e apenas através de um vidro.
O hospital revela que os oito menores já retirados não têm febre e deverão permanecer sob observação durante uma semana.