Os deslizamentos de terra mataram pelo menos nove pessoas em Manipur (nordeste), informou o chefe do governo do estado, Nongthombam Biren, numa mensagem na rede social Twitter.
Segundo a imprensa local, entre as vítimas estavam oito crianças, algumas delas de uma mesma família. Outras seis pessoas morreram em enchentes e deslizamentos de terra em Uttarakhand, um estado no norte do país, segundo o responsável do departamento de emergência local, Piyush Kumar.
As monções, que duram de junho a setembro, são esperadas por milhões de agricultores indianos, mas deixam sempre um rasto de morte e destruição.
Desde maio, 34 pessoas morreram e quase 2.000 foram forçadas a fugir de suas casas em Assam, estado vizinho de Manipur. Em Maharashtra (oeste), 62 pessoas morreram desde junho e cerca de 60 outras morreram em Kerala (sul), segundo autoridades locais.
As monções chegaram a Mumbai no fim de semana, causando inundações que interromperam o transporte e bloquearam milhares de pessoas. A capital financeira do país tem sofrido inundações anuais, que foram particularmente mortais em 2005, quando mataram mais de 1.000 pessoas.
Lusa

