Mundo

Militares abatem membros de grupo armado nas matas no norte de Moçambique

As forças de defesa e segurança de Moçambique abateram diversos membros de um grupo armado numa mata de Cabo Delgado, norte do país, disse hoje à Lusa fonte das autoridades moçambicanas.

Um número indeterminado de mortes resultou de uma troca de tiros junto a Naneia, no limite entre os distritos de Mocímboa da Praia e Nangade, pelas 04:00 (menos uma hora em Lisboa) da madrugada de quarta-feira.
O confronto aconteceu quando elementos das forças de defesa e segurança moçambicanas faziam uma patrulha pela mata e se depararam com um grupo armado e hostil, referiu a mesma fonte, suspeitando-se que fossem alguns elementos que têm atacado aldeias quase isoladas da região.
Alguns militares sofreram ferimentos ligeiros e estão a ser tratados no hospital rural de Mocímboa da Praia.
Povoações remotas da província de Cabo Delgado, situada entre 1.500 a 2.000 quilómetros a norte de Maputo, têm sido saqueadas com violência por desconhecidos desde outubro de 2017, provocando um número indeterminado de mortos, na ordem das dezenas, e um número ainda maior de deslocados.
Os grupos que têm atacado as aldeias nunca fizeram nenhuma reivindicação nem deram a conhecer as suas intenções, mas investigadores sugerem que a violência está ligada a redes de tráfico de heroína, marfim, rubis e madeira.
Os ataques acontecem numa altura em que avançam os investimentos de companhias petrolíferas em gás natural na região, mas sem que até agora tenham entrado no perímetro reservado aos empreendimentos.


Lusa