Mundo

Especialistas explicam porque devemos dormir com meias

Juan Carlos Ulate

É daquelas pessoas que dorme com ou sem meias? Alguns cientistas acreditam que se dormirmos com meias calçadas conseguimos obter uma mellhor qualidade do sono.

Francisco Puertas, neurofisiologista e membro da Sociedade Espanhola do Sono, diz à BBC que para dormir, o nosso corpo precisa que a temperatura central diminua entre 0,5ºC a 0,8ºC, só assim o cérebro vai perceber que são horas de ir para a cama.

"Para isso precisamos dilatar os vasos sanguíneos das mãos e dos pés, para aumentar a circulação nessas regiões e permitir perder calor", explica Puertas.

Também a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos acredita que o uso de meias ajuda na hora de ir dormir.

"Algumas pesquisas têm mostrado que, quanto mais há vasodilatação nas mãos e nos pés, menos tempo se leva para adormecer", escrevem no site.

A Fundação sugere ainda que as pessoas que tenham dificuldade em adormecer, devem recorrer a este truque. Saiba mais aqui.

Portugueses entre os europeus que mais consomem medicamentos para dormir

Mais de metade dos portugueses tem problemas de sono e o consumo de medicamentos para dormir está a aumentar de ano para ano. Só em 2017, foi vendido mais de um milhão de calmantes e tranquilizantes, entre os de venda livre e os prescritos por um médico.