O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que vai encontrar-se hoje com o seu homólogo venezuelano em Nova Iorque e que o secretário de Estado das Comunidades irá visitar a Venezuela no início de outubro.
O ministro falava aos jornalistas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a propósito da detenção de portugueses e lusodescendentes gerentes de supermercados na Venezuela, que qualificou de "ofensiva das autoridades venezuelanas contra o setor da pequena e média distribuição", que exige uma reação com "firmeza" por parte de Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa garante estar a acompanhar o caso dos portugueses detidos na Venezuela e diz que a situação ter de ser tratada com toda a delicadeza.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas garante que estão a ser feitas todas as diligências para apoiar os 10 portugueses presos na Venezuela. Os gerentes de supermercado foram detidos por alegada especulação na fixação de preços.
Dez gerentes de supermercados de nacionalidade portuguesa e lusodescendentes, estão detidos e são acusados de especulação na fixação de preços. Podem ser condenados a penas de dois a dez anos de prisão.