Mundo

Líderes da CPLP reúnem-se hoje depois de intervenções no debate geral da ONU

Richard Drew/ AP

Os líderes de Portugal e dos Países de Língua Portuguesa reúnem-se hoje em Nova Iorque, depois das intervenções de abertura do Debate Geral da 73.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O debate vai ser inaugurado hoje pelas 09:00 em Nova Iorque (14:00 em Lisboa) com a intervenção do Presidente do Brasil, Michel Temer.O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também vai fazer uma intervenção na abertura do Debate Geral, seguido pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, da França, Emmanuel Macron e do Irão, Hassan Rouhani, entre outros.

À tarde, na continuação dos trabalhos, falará o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, que segundo um comunicado da presidência moçambicana, vai apresentar o compromisso do país com a consolidação da paz e reconciliação nacional.

O debate geral deste ano tem como tema: "Tornar a ONU relevante para todos: Liderança global e responsabilidade partilhada para sociedades pacíficas, equitativas e sustentáveis".

Reunião informal dos chefes de Estado da CPLP promovida por Cabo Verde

A reunião informal dos chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem início às 16:00 locais, 21:00 em Lisboa, com uma duração esperada de duas horas e meia.

Vão estar presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ao lado dos representantes lusófonos. A reunião é promovida por Cabo Verde, país que assume a presidência temporária da CPLP.

Marcelo Rebelo de Sousa discursou esta terça-feira na Cimeira da Paz das Nações Unidas, que assinala o centenário do nascimento do antigo Presidente da África do Sul.

Hoje, o Presidente da República português participa também num evento de alto-nível sobre ação para a manutenção de paz. O ministro dos Negócios Estrangeiros participa num evento da ONU sobre a pena de morte e noutro sobre o combate à poluição provocada pelo plástico. O dia termina com o Jantar Transatlântico, promovido pelo Departamento de Estado norte-americano.

O Presidente do Brasil participa também numa reunião de chefes de Estado dos países do Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul, às 11:00 horas locais. Também hoje, realiza-se na ONU uma Reunião Ministerial do G4, com representantes da Alemanha, Brasil, Índia e Japão.

Com Lusa

  • O discurso de Marcelo nas Nações Unidas
    1:44

    Mundo

    O Presidente da República diz que o legado de Nelson Mandela deve orientar os líderes políticos na procura da paz no mundo. Marcelo Rebelo de Sousa discursou esta terça-feira na Cimeira da Paz das Nações Unidas, que assinala o centenário do nascimento do antigo Presidente da África do Sul.

  • Seis explicações sobre a Assembleia-Geral das Nações Unidas

    Mundo

    Todos os anos, em setembro, os líderes mundiais reúnem-se na sede das Nações Unidas, na cidade norte-americana de Nova Iorque, durante duas semanas para discutir as questões mais importantes que afetam a humanidade e o panorama internacional. Os trabalhos da 73.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU arrancaram no passado dia 18 de setembro, mas os encontros anuais de alto nível do órgão, também conhecidos como o Debate Geral, começam na terça-feira.