Os hackers terão tido acesso a informação das contas dos utilizadores através da funcionalidade "Ver como", que permite ver o aspeto do perfil para o público geral. Segundo o Observador, os atacantes terão acedido a informações como o “nome, cidade e género”.
No comunicado, a empresa explica que cerca de 90 milhões de utilizadores foram hoje obrigados a fazer "log-out" das suas contas como medida de segurança. A origem do ataque ainda não é conhecida, mas o caso já está a ser investigado pelas autoridades.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, reagiu a esta nova polémica na sua página pessoal da rede social.
"Ainda não sabemos se estas contas foram utilizadas de forma negativa, mas estamos a analisar e vamos informar os utilizadores assim que possível".
"Pedimos desculpa, a privacidade e segurança das pessoas é deveras importante", pode ler-se no texto divulgado. O Facebook explica ainda que não será necessário o utilizador alterar a palavra-passe, mas aconselha a visitar o Centro de Ajuda caso existam dificuldades a aceder à conta.
O caso da Cambridge Analytica
Esta não é a primeira vez que o Facebook se vê envolvido num escândalo desta escala. Em março, foi divulgado que a empresa Cambridge Analytica terá tido acesso a dados de mais de 80 milhões de utilizadores da rede social para alegadamente manipular informação e a opinião pública. Em Portugal terão sido afetadas cerca de 63 mil contas.
A Cambridge Analytica, uma empresa de recolha e tratamento de dados sobre eleitores, trabalhou para a campanha de Donald Trump e no Brexit, utilizando alegadamente informações dos utilizadores da rede social sem autorização.
Na altura, foram várias as personalidades que desativaram as suas contas.
Zuckerberg foi ouvido no Parlamento Europeu, por ocasião da polémica, e desculpou-se pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados.
Partilha de dados com a Huawei
A rede social anunciou em junho o fim da parceria com os chineses da Huawei, que envolvia a partilha de dados de utilizadores da rede social com o grupo de telecomunicações. A partilha fazia parte de um acordo entre o Facebook e os fabricantes para facilitar o acesso dos utilizadores aos serviços da rede social.
Polémicas que têm vindo a afetar a credibilidade da empresa. O Facebook conta com mais de dois mil milhões de utilizadores.