Mundo

Trump quer investigação "exaustiva" a Kavanaugh mas rejeita "caça às bruxas"

O Presidente dos Estados Unidos afirmou esta segunda-feira que a investigação do FBI sobre os alegados abusos sexuais do juiz Brett Kavanaugh, nomeado para o Supremo Tribunal, deve ser "exaustiva", mas rejeitou "uma caça às bruxas".

Trump quer investigação "exaustiva" a Kavanaugh mas rejeita "caça às bruxas"
Aaron Bernstein

"Quero que seja uma investigação exaustiva, acredito que isso será bom para o juiz Kavanaugh, mas eu também quero que seja rápido, porque isto é muito injusto com ele. O que está passar a sua esposa e as suas preciosas filhas é indescritível. Não é justo ", disse Donald Trump, em conferência de imprensa.

O Presidente norte-americano afirmou que lhe "parece bem" que o FBI interrogue Brett Kavanaugh, bem como as mulheres que o acusaram de abusos sexuais.

"Acho que o FBI deve investigar quem quiser, dentro do razoável, ou seja, dentro dos limites do que o Senado quer", disse Trump. Donald Trump frisou ainda que não quer que se "entre numa caça às bruxas".

O juiz Brett Kavanaugh, de 53 anos, está a ser acusado de conduta sexual imprópria por pelo menos três mulheres.

A primeira a acusar foi Christine Blasey Ford, que esteve no Senado para explicar sua versão dos acontecimentos, que teriam ocorrido numa festa em 1982. Pode ouvir aqui o ralato emocionado da alegada vítima.

Trump ordenou, na sexta-feira, que o FBI investigue as alegações contra Kavanaugh, após ter aumentado a pressão para o apuramento dos factos, apesar de o Presidente dos EUA inicialmente ter hesitado em dar esse passo.

O senado norte-americano aceitou na sexta-feira adiar uma semana a votação sobre o candidato do Presidente, Donald Trump, ao Supremo Tribunal para permitir ao FBI investigar as acusações de agressão sexual de que é alvo.

Lusa