Mundo

Simpsons previram em 2005 a legalização da canábis no Canadá

Começa a tornar-se hábito, nos dias de hoje, relacionar acontecimentos que ocorrem no mundo, a episódios passados da série norte-americana Os Simpsons. Desta vez falamos da legalização da canábis para fins recreativos no Canadá.

Esta quarta-feira, o Canadá tornou-se no segundo país a legalizar a canábis para fins recreativos. O primeiro país foi o Uruguai, em 2013.

Em Saint-Jean-de-Terre-Neuve, no leste do Canadá, a partir da meia-noite local (03:00 em Lisboa), dezenas de pessoas enfrentaram o frio durante várias horas para compraram os primeiros gramas de canábis.

Mas, algures em 2005, num episódio d’Os Simpsons, foi “anunciada” a legalização da droga no Canadá. O episódio chamado “Midnight Rx”, filmado durante a 16.ª temporada da série, mostra a viagem de Homer e o avô Simpson ao Canadá, acompanhados por Ned e Apu, onde tencionam comprar

É na província de Manitoba que encontram, à saída de uma loja, um canadiense que lhes perguntam se querem um “reeferino” e de seguida diz “Aqui é legal”.

Não é a primeira vez que Os Simpsons preveem um evento e este acaba mesmo por acontecer. A eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola, o escândalo dos Panama Papers e ainda a compra da 21st Century Fox pela Walt Disney Company foram alguns dos acontecimentos que foram divulgados em episódios da série norte-americana.