"O mundo falou com uma voz forte. Isso e a nossa reação [Turquia] forçou a Arábia Saudita a reconhecer a morte [de Khashoggi] ", disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Çavusogflu à agência Anadolu.
Inicialmente, Riade afirmou que o jornalista tinha abandonado o edifício do consulado, mas no passado sábado, as autoridades judiciais sauditas assumiram que Khashoggi morreu numa luta, no interior do edifício, no dia 02 de outubro.
"Houve um assassinato e é preciso esclarecimentos", disse o ministro pouco antes do início do discurso do presidente Erdogan no Parlamento da Turquia sobre os acontecimentos e que decorre neste momento.
Até ao momento, o chefe de Estado Recep Tayyip Erdogan disse que a Turquia vai investigar morte de Khashoggi, que o assassinato foi planeado e que os 18 suspeitos devem ser julgados pela Justiça turca.
Lusa