É a primeira detenção realizada pela polícia federal norte-americana (FBI) desde o início da investigação, numa altura em que o número de encomendas suspeitas identificadas desde segunda-feira subiu hoje para 12.
A comunicação social norte-americana avança que se trata de Cesar Sayoc Jr, nascido em 1962. O homem terá ligações à cidade de Nova Iorque e será apoiante de Donald Trump. Segundo a CNN, a detenção ocorreu no sul da Florida e o indivíduo terá antecedentes criminais. A CBS News avança que as autoridades terão encontrado ADN nos pacotes suspeitos.
Vários pacotes suspeitos foram intercetados pelas autoridades norte-americanas esta semana contendo engenhos explosivos endereçados a várias figuras democratas e críticos de Trump.
Na quarta-feira, foram encontrados engenhos explosivos no gabinete de Hillary Clinton e na residência do antigo presidente, Barack Obama. Também o edifício da Time Warner, empresa proprietária da CNN, foi evacuado pela descoberta de um outro “pacote suspeito”, que a polícia confirmou conter um explosivo ativo e um envelope com pó branco.
O FBI anunciou ainda, na quinta-feira, ter intercetado dois engenhos explosivos endereçados à congressista democrata Maxine Waters.
Já esta sexta-feira foram encontrados mais três pacotes suspeitos, dois endereçados ao democrata Cory Booker e outro a James Clapper, ex-diretor da Inteligência Nacional. A polícia revistou hoje a central de distribuição de correio da Florida porque há suspeitas de que seja o ponto de onde foram enviados os pacotes.