Mundo

Avião com 189 pessoas a bordo despenha-se na Indonésia

Antara Foto Agency

Um avião da companhia low cost Lion Air caiu no Mar de Java, na indonésia, com 189 pessoas a bordo. O acidente aconteceu 13 minutos depois do aparelho descolar de Jacarta. O voo tinha como destino Pangkal Pinang na ilha de Samatra. Não há, para já, informação sobre a existência de sobreviventes.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas as autoridades afirmam que o avião terá acelerado e perdido altitude antes de desaparecer dos radares. Os destroços do aparelho já foram encontrados.

"O acidente foi confirmado", disse o porta-voz das equipas de emergência, Yusuf Latif, num momento em que decorrem operações de busca e salvamento.

O avião Boeing 737-800, da companhia aérea de low cost Lion Air, partiu de Jacarta por volta das 6:20 de hoje (22:20 de domingo em Lisboa).

A página de internet da Flightradar, que regista o percurso dos voos, mostra num mapa a trajetória da aeronave em direção a sudoeste, um desvio para sul e depois para nordeste antes de desaparecer repentinamente sobre o Mar de Java, não muito longe da costa.

O Governo australiano já anunciou hoje ter proibido funcionários do Governo e contratados a voar com a companhia indonésia Lion Air, até que pelo menos esteja concluída a investigação sobre o acidente.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático de 17.000 ilhas, é muito dependente de ligações aéreas.

  • Miguel Albuquerque desafia PSD a “dizer o que quer”
    10:59
  • Empate técnico nas eleições em Israel: o que se segue
    2:28