Mundo

Ministro das Finanças indicado por Bolsonaro anuncia mudança no modelo económico

Paulo Guedes, indicado como futuro ministro das Finanças do Brasil, anunciou que o Governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro vai mudar o modelo de economia do país com um grande programa de privatizações e maior controlo da despesa pública.

Ministro das Finanças indicado por Bolsonaro anuncia mudança no modelo económico
Sergio Moraes

"O Brasil teve 30 anos de gastos públicos descontrolados, (...) seguindo um padrão que corrompeu a política e causou um aumento de impostos, taxas de juros e dívidas, como uma bola de neve", disse Paulo Guedes, guru económico do presidente eleito no domingo, numa conferência de imprensa no Rio de Janeiro.

Paulo Guedes, 69 anos, que defendeu a sua tese na Universidade de Chicago, berço do liberalismo económico moderno, criticou o "modelo social-democrata".

"Este modelo é muito mau, somos prisioneiros do nosso fraco crescimento", afirmou.

O Brasil emergiu de forma penosa de uma das piores recessões da sua história, depois de ver o seu PIB contrair em 3,5% em 2015, como em 2016, e tem quase 13 milhões de desempregados.

Paulo Guedes revelou que o governo Bolsonaro vai focar-se até assumir funções, em janeiro, na reforma da previdência (pensões), uma medida impopular, mas considerada crucial pela comunidade empresarial para reduzir a dívida.

Defendeu igualmente uma "aceleração do ritmo das privatizações" lançado sob o governo do atual Presidente, Michel Temer, que já havia lançado medidas de austeridade no final de 2016, mas não conseguiu a aprovação da reforma da previdência.

Lusa