Mundo

Aterragem de risco em Marte correu bem

NASA/Bill Ingalls / HANDOUT

É mais um passo histórico na descoberta de Marte. A sonda Insight pousou há pouco no Planeta Vermelho. A Nasa confirmou já que foi uma aterragem bem sucedida depois dos chamados sete minutos de terror.

A aterragem, pouco antes das 20:00 de Lisboa, foi aplaudida no centro de controlo da missão InSight, na Califórnia.

Momentos depois, a sonda enviou para a Terra a primeira fotografia da superfície de Marte, uma imagem pouca nítida devido provavelmente à poeira causada pelo seu impacto.

A NASA aguarda atualização de informação dada pelos satélites em redor do planeta para confirmar se a InSight aterrou no local previsto, uma ampla planície, a "Elysium Planitia".

A missão InSight, que tem uma duração de dois anos, pretende dar respostas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, ao estudar o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta de Marte e a temperatura interior do planeta.

A sonda, equipada com instrumentos geológicos, aterrou em Marte ao fim de uma 'viagem' de seis meses e meio.

Lançada no espaço em 05 de maio, a InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

Com Lusa