Mundo

Conselho da Europa preocupado com ação da polícia francesa contra coletes amarelos

Balas de borracha e outros métodos da polícia francesa para dispersar os manifestantes causaram extensos ferimentos, afirma comissária para os Direitos Humanos.

Conselho da Europa preocupado com ação da polícia francesa contra coletes amarelos
IAN LANGSDON

A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, disse estar "seriamente preocupada" com os extensos ferimentos causados por balas de borracha e outros métodos da polícia francesa para dispersar os manifestantes dos coletes amarelos.

A comissária reuniu-se esta semana com autoridades francesas para conversar sobre as questões dos direitos relacionados aos dois meses de protestos dos coletes amarelos.

Numa declaração na quarta-feira, Dunja Mijatovic lamentou "o alto nível de tensão que prevalece atualmente em França" e disse que "há uma necessidade urgente de acalmar a situação".

A comissária alertou contra medidas que estão atualmente em debate no Parlamento francês e que poderiam limitar o direito das pessoas a se manifestarem. Este seria um esforço para reprimir os agitadores que usam protestos para atacar a polícia.

Mais de 2.000 pessoas, incluindo manifestantes e polícias, ficaram feridas durante os protestos dos coletes amarelos desde que começaram em novembro, a partir das redes sociais e devido ao aumento dos combustíveis e da perda do poder de compra dos franceses, alargando-se para outras questões posteriormente.

Lusa