INTERDIÇÃO TEMPORÁRIA DECRETADA POR AUTORIDADES DE AVIAÇÃO CIVIL
EUROPA
Holanda
Itália
Polónia
Reino Unido
Alemanha
França
Holanda
Irlanda
Áustria
ÁFRICA
Etiópia
ÁSIA
China
Malásia
Singapura
Coreia do Sul
Mongólia
Indonésia
Omã
OCEANIA
Austrália
AMÉRICA
Ilhas Caimão
COMPANHIAS AÉREAS
China Southern Airlines
Air China
Shangai Airlines
Norwegian
TUI
Aerolineas Argentinas
jet Airways
Gol
Ações da Boeing afundam
As ações da Boeing caíram na segunda-feira 5,33% na bolsa de valores de Wall Street, fazendo com que a sua capitalização no mercado tenha reduzido em quase 13 mil milhões de dólares.
Os títulos do fabricante norte-americano caíram hoje 2% na abertura da bolsa de valores.
A Boeing indicou hoje que irá atualizar o software de controlo de voo da aeronave 737 MAX para "torná-lo ainda mais segura" antes de abril, data limite que a Agência Federal de Aviação norte-americana (FAA, em inglês) impôs.
A empresa com sede em Chicago (Illinois) disse num comunicado que começou a desenvolver uma atualização de software com a FAA após o acidente do avião (mesmo modelo) da Lion Air na Indonésia, em outubro de 2018, e que irá aplicá-lo à sua frota "nas próximas semanas" e finalizado antes de abril.
O Boeing 737 MAX da Ethiopian Airlines despenhou-se no domingo de manhã, poucos minutos depois de ter descolado de Adis Abeba para a capital do Quénia, Nairobi.
O acidente provocou a morte das 157 pessoas (149 passageiros e oito tripulantes) que seguiam a bordo.As vítimas são de 35 nacionalidades e pelo menos 21 eram funcionários das Nações Unidas, alguns dos quais iam participar numa cimeira dedicada ao ambiente, em Nairobi.
Pilotos "não estão suficientemente informados" sobre novo modelo da Boeing
O comandante Paulo Soares, especialista em acidentes aéreos, acredita que os pilotos não estão suficientemente informados sobre o novo modelo da Boeing que caiu este fim de semana na Etiópia.
Em entrevista na Edição da Noite, Paulo Soares reiterou que é preciso investigar sobre o que poderá estar a falhar no Boeing 737 MAX 8.
A tragédia deste fim-de-semana é o segundo acidente com um Boeing 737 Max 8 desde que o avião chegou ao mercado, há três anos.
Em outubro, um aparelho igual caiu no mar de Java, na Indonésia. Morreram todas as 189 pessoas que seguiam a bordo.
