Mundo

Vandalismo em Paris prejudica cidadãos

A violência voltou este sábado às ruas de Paris, durante mais uma manifestação dos coletes amarelos.

Loading...

O vandalismo na capital francesa está a prejudicar a vida das pessoas e já houve vários carros que foram queimados pelos manifestantes.

Os manifestantes atiraram pedras contra a polícia, obrigando as forças de segurança a responderem com gás lacrimogéneo e com canhões de água. Várias montras de lojas na famosa Avenida dos Campos Elísios acabaram partidas e houve mesmo estabelecimentos que foram pilhados.

Mais de 100 detidos

As autoridades francesas anunciaram que mais de 100 pessoas foram detidas no protesto deste sábado.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, que se deslocou aos Campos Elísios, a avenida que atravessa o centro de Paris, para mostrar apoio à polícia antimotim e aos bombeiros, prometeu "punir severamente" os radicais responsáveis pela violência "inaceitável".

Philippe considerou que "os que desculpam ou encorajam" tais atos tornam-se "cúmplices".

O protesto

Os coletes amarelos protestam contra os altos impostos e as políticas do Presidente francês, Emmanuel Macron.

Os protestos dos coletes amarelos têm vindo a enfraquecer nas últimas semanas, mas este sábado, o número voltou a aumentar. Este é o 18.º sábado de manifestação dos coletes amarelos e marca o fim do grande debate nacional promovido pelo Presidente francês.

Nos últimos dois meses, Emmanuel Macron andou pelo país para procurar respostas às exigências dos coletes amarelos.

Segundo relatos do Ministério do Interior francês, em quatro meses de manifestações. mais de 20 pessoas perderam a vida, 1.800 ficaram feridas e mais de 8.000 foram detidas.