Mundo

Seul diz que conclusões sobre bases militares de Pyongyang são precipitadas

Ministro da Defesa da Coreia do Sul está convencido de que não se tratam de preparativos para o lançamento de um projétil.

Seul diz que conclusões sobre bases militares de Pyongyang são precipitadas
Kim Hong-Ji

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Jeong Kyeong-doo, desvalorizou as atividades detetadas recentemente nas instalações de mísseis norte-coreanas mostrando-se convencido de que não se tratam de preparativos para o lançamento de um projétil.

As últimas imagens captadas por satélite mostram atividade na base de Sohae (noroeste da Coreia do Norte) e no centro de desenvolvimento de mísseis de Sanum dong, em Pyongyang, provocaram especulação sobre eventuais lançamentos de projéteis.

"É um julgamento precipitado, relacionar as imagens com atividades relacionada com mísseis", disse Jeong Kyeong-doo durante uma sessão da Comissão de Defesa da Assembleia Nacional da Coreia do Sul.

"Apesar de Sohae ser uma base de lançamento (de satélites) não consideramos as atividades como preparação para o lançamento de um míssil", acrescentou o ministro da Defesa.

Analistas acreditam que o regime de Pyongyang está empenhado em mobilizar recursos na base de Sohae para pressionar os Estados Unidos a retomar o diálogo após a ausência de acordos na Cimeira de Hanói que reuniu recentemente o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, e o líder norte coreano Kim Jong-un.

As divergências em Hanói estiveram relacionadas com o volume de meios do programa nuclear norte-coreano que deve ser desmantelado e a quantidade de sanções internacionais contra Pyongyang que os Estados Unidos consideram "medida correspondente".

Na passada sexta-feira, a vice-presidente norte-coreana, Choe Son-Hui, disse que Pyongyang admite cortar o diálogo com os Estados Unidos culpando Washington pelo fracasso de Hanói e pelas exigências que considerou "excessivas".

Lusa