Mundo

EUA desbloqueia mil milhões de dólares para construção de muro na fronteira com México

Informação foi avançada pelo Pentágono.

EUA desbloqueia mil milhões de dólares para construção de muro na fronteira com México
Lucy Nicholson

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Shanahan "autorizou o comandante do Corpo de Engenheiros do Exército a começar a projetar e executar até 1 bilhão de dólares de apoio ao departamento de Segurança Interna, à Alfândega e à Patrulha de Fronteira", segundo um comunicado do Pentágono.

O departamento de Segurança Interna pediu ao Pentágono a construção de 92 quilómetros de um muro de 5,5 metros de altura, a construção de uma estrada paralela e a iluminação da linha de fronteira.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha declarado estado de emergência, alegando razões de segurança, para conseguir canalizar fundos orçamentais para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México, uma das suas bandeiras da campanha eleitoral, em 2016.

Por 51 votos a favor contra 49 contra (onde os Republicanos dominam por 53 contra 47), a resolução foi aprovada.