O comediante Volodymyr Zelensky lidera as eleições presidenciais na Ucrânia, à frente do atual chefe de Estado, Petro Poroshenko, o adversário que deverá enfrentar na segunda volta em 21 de abril, segundo resultados parciais divulgados hoje pelas autoridades.
Com mais da metade dos votos contados, Zelensky tem 30,2% contra 16,7% arrecadados por Poroshenko, indicou a Comissão Eleitoral na sua página na internet.
No domingo, a ex-primeira-ministra da Ucrânia Yulia Timoshenko reivindicou o segundo lugar na primeira volta nas eleições presidenciais, classificando de "desonestos" os resultados das sondagens à boca das urnas que lhe dão o terceiro lugar.

À partida, Zelensky, de 41 anos, é dado como favorito, embora os analistas considerem que a máquina financeira e organizada ao serviço de Poroshenko poderá dar a volta a esta tendência.
Os ucranianos foram às urnas num cenário de um prolongado conflito armado com a Rússia e elevados níveis de corrupção. Os principais protagonistas revelam diferenças de posição sobre questões internas, mas todos mostram simpatia com a intenção de adesão da Ucrânia à União Europeia e à Nato.
Com 41 anos de idade e uma década como ator e comediante, Volodymyr Zelensky enfrentou o atual Presidente numas eleições a que concorreram 39 candidatos num país com 35 milhões de eleitores.
Petro Poroshenko, 53 anos, atual Presidente e de novo candidato em lista independente, derrotou em 2014 a voz mais crítica do seu mandato: Yulia Tymoshenko, 58 anos, a mulher que ocupou por duas vezes o lugar de primeira-ministra.
Com Lusa