Mundo

Cachalote grávida dá à costa de Itália com 22 Kg de plástico no estômago

Fonte: Ministro do ambiente de Itália, Sergio Costa

Baleia encontrada morta junto ao porto turístico de Porto Cervo, na ponta norte da ilha da Sardenha é o 2.º caso conhecido em menos de um mês, após uma outra baleia ter dado à costa das Filipinas com 40 kg de plástico no estômago

A informação foi confirmada pelo ministro do ambiente italiano na rede social Facebook

O presidente da organização sem fins lucrativos Sea-Me, Luca Bittau confirmou que a cachalote estava grávida e que o feto já estava em avançado estado de decomposição.

No estômago da baleia estava vários tipos de plásticos, desde sacos do lixo a redes de pesca, embalagens e até pratos.

O ministro do meio ambiente, Sergio Costa, fala em tragédia ambiental e "uma prioridade" para Itália como para o resto do mundo.

"O lixo marinho afeta todo o mundo marinho, não apenas Itália, é claro, mas todos os países do mundo têm o dever de aplicar políticas para combatê-lo: hoje não ontem", escreveu Costa.

85% do lixo marinho é de plástico

O governante italiano chama a atenção para a forma negligente com que as pessoas têm descartado os plásticos ao longo dos anos e, agora, são os animais a pagarem as consequências.

Ainda na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou a lei que proíbe a venda de plásticos de utilização única em toda a União Europeia a partir de 2021.

As novas regras, aprovadas por larga maioria no hemiciclo de Estrasburgo, com 560 votos a favor, 35 contra e 28 abstenções, proíbem certos produtos de plástico descartáveis para os quais existem alternativas, como pratos, talheres, cotonetes, palhinhas, agitadores para bebidas, varas para balões, produtos de plásticos Oxo degradáveis e recipientes para alimentos e bebidas de poliestireno expandido.

Estes são os 10 itens mais encontrados nas praias da União Europeia.

Segundo a UNESCO, os detritos plásticos causam a morte de mais de um milhão de aves marinhas por ano e mais de 100.000 mamíferos marinhos.

Há cerca de duas semanas uma outra baleia foi encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago incluindo 16 sacos de arroz, uma lona plástica e sacos de compras.

Esta foi a maior quantidade de plástico alguma vez encontrada no cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier.

  • FC Porto cai no Dragão e está fora da Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    "Azuis e brancos" voltaram a perder com o Bayer Leverkusen, desta vez por 3-1.

    Em atualização

    SIC Notícias