Cientistas identificam material de refrigeração amigo do ambiente

Trata-se de cristais plásticos de neopentilglicol que, sob pressão, produzem efeitos de arrefecimento.

Cientistas identificaram um material sólido amigo do ambiente que pode substituir os gases poluentes usados na maioria dos frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado, foi esta quinta-feira divulgado.

Trata-se de cristais plásticos de neopentilglicol que, sob pressão, produzem efeitos de arrefecimento a um nível que os torna competitivos com os refrigeradores convencionais. O termo plástico em cristais plásticos não se refere à composição do material, mas à sua maleabilidade.

Segundo os investigadores, o material é eficiente, barato, funciona à temperatura ambiente e já é amplamente utilizado na síntese de tintas, lubrificantes, plásticos e poliésteres (fibras usadas em peças de roupa).

Os gases habitualmente usados na maioria dos frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado - os hidrofluorocarbonetos e os hidrocarbonetos - são tóxicos e inflamáveis, contribuindo para o aquecimento global, refere em comunicado a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que participou no trabalho, publicado na revista Nature Communications.

Devido à natureza das suas ligações químicas, os compostos orgânicos como os cristais plásticos de neopentilglicol - formados por moléculas de carbono, hidrogénio e oxigénio - são mais fáceis de comprimir para produzir alterações térmicas, de acordo com a equipa de cientistas do Reino Unido e de Espanha que conduziu a experiência.

Lusa