Mundo

Facebook copiou lista de contactos de 15 milhões de pessoas

Dado Ruvic

Empresa garante ainda que vão apagar os dados recolhidos e notificar todas as pessoas afetadas

Ainda que “sem intenção”, garante, o Facebook copiou a lista de contactos de 15 milhões de pessoas sem que os utilizadores dessem autorização. Esta quinta-feira a rede social anunciou uma nova falha de segurança: pedia aos novos utilizadores a password do email durante o processo de criação de conta. A empresa liderada por Mark Zuckerberg vem agora admitir que errou e que o upload de contactos foi feito inadvertidamente.

“Pela primeira vez, há um mês, deixámos de pedir a password do email como opção de verificação às pessoas que se registaram na plataforma. Quando revimos os passos pelos quais as pessoas têm de passar para verificar as suas contas, percebemos que, em alguns casos, os contactos de e-mail eram importados sem intenção para o Facebook quando criavam as contas”, explicou um porta-voz daquela rede social, citado pelo jornal britânico “The Guardian”.

Esta situação aconteceu a cerca de 15 milhões de pessoas, segundo dados do Facebook. Estes utilizadores vão agora ser notificados e a rede social comprometeu-se a apagar toda a informação recolhida através através desta falha. “Estes contactos não foram partilhados com ninguém e vamos apagá-los. As pessoas também podem rever e gerir os seus contactos que são partilhados com o Facebook nas suas definições de conta”, sublinhou o porta-voz.

A partilha de contactos, garante a empresa, serve sobretudo para melhorar a funcionalidade “as pessoas que podes conhecer”, ou seja, as sugestões que são apresentadas como possíveis novos amigos.

A confirmação de que houve esta cópia de contactos surge depois de no começo do mês o “Daily Beast” a ter denunciado. A funcionalidade permitia ao Facebook fazer log-in automaticamente na conta após o utilizador abrir o email de verificação e clicar num link. Na altura, especialistas em segurança criticaram o Facebook, que negou que guardasse as passwords mas nada disse sobre o processo de cópia de informação.

  • “Vamos a Jogo” acompanhou Luís Filipe Vieira no dia da reconquista
    15:21
  • Visíveis - Ruca
    31:30