Os destroços de um navio australiano afundado por um submarino japonês na II Guerra Mundial foram encontrados após 77 anos.
O navio de carga naval SS Iron Crown foi atingido em 1942 por um torpedo junto ao estado australiano de Vitória, num ataque que resultou na morte de 38 pessoas. Em apenas 60 segundos, o navio afundou no Estreito de Bass. Cinco dos tripulantes sobreviveram, tendo sido resgatados do mar por outro navio.
Várias décadas depois, as autoridades anunciaram a descoberta, que consideram ser um “evento de importância nacional”, cita a BBC.
Utilizando sonares e câmaras, uma equipa de buscas do Museu Marítimo Nacional da Austrália localizou os destroços a cerca de 100 quilómetros da costa de Vitória. Com 100 metros de comprimento, o navio foi encontrado “relativamente intacto” a cerca de 700 metros de profundidade.
Peter Harvey, arqueólogo marítimo, explicou que o navio foi o único a ser afundado por um torpedo nas águas daquele estado australiano.
“A descoberta (…) irá permitir às famílias daqueles que foram perdidos no mar encerrar este capítulo.”
O último sobrevivente do ataque morreu em 2012 e classificava o evento como “um dos mais tristes” da sua vida. A localização dos destroços não foi revelada pelas autoridades, de forma a garantir a sua proteção.

