O Governo moçambicano decretou Alerta Vermelho nas províncias de Nampula e Cabo Delgado devido à aproximação da tempestade tropical Kenneth.
A decisão foi tomada no fim da sessão extraordinária do Conselho Coordenador Operativo de Emergência, presidida pelo primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário, avança a Rádio Moçambique.
O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades estima que mais de 600 mil pessoas nestas províncias possam vir a ser afetadas pelo mau tempo. Durante as próximas horas serão mobilizados para o terreno meios de socorro para reduzir os efeitos da tempestade.
Os serviços meteorológicos preveem que a tempestade tropical atinga o norte de Moçambique esta quinta-feira.
As recomendações para quem viajar para Moçambique
Esta terça-feira o Governo português deixou um alerta para quem viaje para a zona, pedindo medidas de precaução. Entre as recomendações está o acompanhamento da situação através dos órgãos oficiais e de comunicação social, evitar circular e permanecer em zonas ribeirinhas ou no perímetro das bacias hidrográficas.
O Governo lembrou ainda que devido ao ciclone Idai, mantêm-se dificuldades de circulação e de comunicação em algumas zonas do país, nomeadamente em Sofala.