Mundo

Pescadores encontram baleia com comportamento invulgar

JORGEN REE WIIG / NORWEGIAN DIRECTORATE OF FISHERIES / HANDOUT

Estes animais podem ser treinados à semelhança de um cão.

Uma baleia-branca foi encontrada ao largo da Noruega a usar um arnês feito para transportar câmaras GoPro e com a indicação “equipamento de São Petersburgo”. Os especialistas acreditam que foi treinada pela marinha russa.

A baleia, também conhecida por beluga, ter-se-á aproximado do barco perto da costa de Ingoya, uma ilha norueguesa situada a 415 quilómetros da cidade russa de Murmansk, onde existe uma base naval.

O invulgar comportamento do animal, que tentou ativamente puxar cordas das laterais dos barcos, levantou suspeitas entre os especialistas. Apesar disso, o animal não era hostil e parecia confortável com os humanos, contaram os pescadores em entrevista ao britânico The Mirror.

JORGEN REE WIIG / NORWEGIAN DIRECTORATE OF FISHERIES / HANDOUT

"Sabemos que a Rússia já teve baleias domesticadas em cativeiro e que algumas foram libertadas. Elas costumam procurar barcos.” explicou o professor de biologia marinha Audun Rikardsen, que contactou investigadores russos. Apesar de terem negado qualquer ligação com a baleia, sugeriram que poderia pertencer à marinha russa em Murmansk.

Sabe-se que nos anos 80 a União Soviética tinha um programa que recrutava golfinhos para deteção de armas submersas. O programa foi fechado nos anos 90, mas segundo uma reportagem da TV Zvezda, o treino de baleias-brancas, focas e golfinhos continua.

Em entrevista, o Coronel Viktor Baranets admitiu que na Crimeia o treino militar de golfinhos existe, mas que os animais não são utilizados para espiar, apenas para proteger as águas contra intrusos.

“As baleias-brancas, assim como golfinhos e orcas, são inteligentes, são animais sociais e podem ser treinados como um cão.” disse o professor Rikardsen, da Universidade de Tromso, à BBC.

  • Há quem espere mais de um ano para conseguir vaga no SEF
    5:06
  • “Este despacho não é sobre casas de banho, é sobre pessoas”
    13:47