Mundo

Quem é o piloto português capturado na Líbia?

Homem é exibido a ser interrogado num vídeo divulgado nas redes sociais. Diz ter sido contratado por civis para destruir estradas e portos

Estará descoberta a identidade do piloto, alegadamente português, capturado na manhã desta terça-feira na Líbia? Num vídeo publicado pelo “The Libyan News Observatory”, o homem, visivelmente debilitado, responde a algumas perguntas dos captores e revela o nome e idade: “Jimmy Reis. Portugal. 29 anos”.

Ao que tudo indica, pilotava um avião Mirage, de fabrico francês, e estaria ao serviço do provisório Governo de União Nacional, sediado em Tripoli. As forças que o capturaram, o Exército Nacional Líbio, procuram entrar na capital e depor o Governo – quiseram por isso saber mais informações.

- Foi-me pedido para destruir estradas e pontes.
- Quem te mandou?
- Contratos com civis.
- Com quem?
- Al Hadi.
- Dá-me o nome.
- Não sei o último nome, é Al Hadi.

Enquanto o homem responde, tentam estancar-lhe uma hemorragia na cabeça. As suas roupas estão rasgadas e há várias manchas de sangue. De qualquer forma, face a imagens anteriores já divulgadas, grande parte do sangue que teria no momento em que foi detido já fora limpo.

O homem responde em inglês, com um sotaque aparentemente norte-americano. Mal abre os olhos, mas não aparenta lesões graves. Foi exibido perante jornalistas, que lhe tiraram várias fotografias entretanto divulgadas nas redes sociais.

  • Pró-democratas e cidadãos a favor do governo entram em confronto em Hong Kong
    1:11
  • Saiba quais são os medicamentos que contêm ranitidina
    0:53