Mundo

414 milhões de fragmentos de plástico numa praia paradisíaca do Índico

1 milhão de sapatos e sandálias, 370 mil escovas, palhinhas, tampas de garrafa entre as 238 toneladas de plástico em ilha com 500 habitantes.

414 milhões de fragmentos de plástico numa praia paradisíaca do Índico
Nature Scientific Report

Mais de 1 milhão de sapatos e 370 mil escovas de dentes estão entre os 414 milhões de fragmentos de plástico que deram à costa nas praias de remoto arquipélago das ilhas Cocos (Keeling), que pertence à Austrália.

No entanto, segundo a bióloga Jennifer Lavers, cujo estudo foi publicado esta semana na revista Nature Scientific Reports, estes fragmentos são apenas a ponta de um icebergue muito maior de lixo.

A investigadora da Universidade da Tasânia, na Austrália, diz não estar sequer surpreendida:

"Trabalho há cerca de 15 anos nestas ilhas isoladas e em todas elas o lixo tem vindo a aumentar".

Segundo a equipa de investigadores, a quantidade real de plástico nas praias estudadas, nas diferentes camadas de areia, é 26 vezes maior que os fragmentos visíveis à superfície. Por isso, dizem os próprios investigadores, estes estudos tendem a "subestimar drasticamente a aplitude da acumulação" destes detritos.

O arquipélago das Cocos (Keeling) é um conjunto de 27 ilhas a cerca de 2,750 km de Perth, na Austrália.

Tem 238 toneladas de plástico e 500 habitantes.