Mundo

Líder democrata no Congresso acusa Trump de "inconsciência" no caso das tarifas ao México

Mary Calvert

"Mais uma vez, o Presidente está a causar o caos na fronteira" entre os dois países.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, criticou esta sexta-feira a "inconsciência" do Presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, por ameaçar impor tarifas alfandegárias para forçar o México a travar os imigrantes ilegais.

"Mais uma vez, o Presidente está a causar o caos na fronteira" entre os dois países, "em vez de apresentar soluções aos trabalhadores e consumidores norte-americanos", disse a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, citada pela agência AFP.

Pelosi considerou que Donald Trump revelou uma "inconsciência" ainda mais profunda ao ameaçar impor tarifas sobre o México a meio de um delicado processo de ratificação do novo Acordo de Livre Comércio da América do Norte entre os Estados Unidos, México e Canadá.

Donald Trump anunciou que, a partir de 10 de junho, os Estados Unidos colocarão uma tarifa adicional de 5% em todos os produtos oriundos do México, com aumentos graduais, até que o Governo mexicano consiga travar a entrada maciça em território norte-americano de imigrantes ilegais que atravessam a fronteira mexicana.

O Presidente do México, Andrés López Obrador, mostrou confiança em que Washington recuará nas medidas tarifárias anunciadas por Donald Trump como punição pelo fluxo de migrantes ilegais.

O chefe de Estado mexicano manifestou ainda esperança de que a decisão não impeça a celebração do novo acordo comercial, que espera ratificação do Congresso norte-americano.

"Digo a todos os mexicanos para terem confiança de que iremos superar esta atitude do Governo dos EUA, que eles irão corrigir, porque o México não merece um tratamento como o que querem aplicar", disse Andrés Lopéz Obrador.

Lusa

  • O 12.º episódio do "Polígrafo SIC"
    21:36